Casa de España Sorocaba

Nossa História

 

Um grupo de amigos conversando sobre seus antepassados “muitos deles espanhóis” constataram que pouco havia sido feito para preservar a memória desse período tão importante da construção do Brasil e especialmente de Sorocaba que contou com a participação importante do povo espanhol.
E que o que se tinha estava se perdendo. Decidiram então estudar a viabilidade de se criar um centro cultural para se resgatar, preservar e transmitir às novas gerações e as pessoas em geral, o patrimônio que o imigrante espanhol deixou.

Foi criado em 2006 o projeto chamado “Casa de España”, como existem em várias cidades brasileiras.
Foram convidadas pessoas da comunidade espanhola para trazerem subsídios  para o projeto. Neste mesmo ano, foi apresentado ao consulado espanhol no Brasil e a autoridades locais para conseguir apoios para a viabilidade da casa.

Em 6 de Outubro de 2007 em uma reunião histórica para comunidade espanhola de Sorocaba foi oficialmente fundada a Casa de España-D. Felipe II de Sorocaba.
Na solenidade ocorrida na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba estavam presentes o Consul Geral da Espanha, Sr. Prefeito Municipal de Sorocaba, inúmeras autoridades e grande número de descendentes.

Em 26 de Outubro de 2007 foi instituído pelo projeto de lei 283/2007 o “Dia da Hispanidade”. Data oficial do Município para homenagem e comemoração ao imigrante espanhol que veio para Sorocaba.
O Dia da Hispanidade será comemorado oficialmente em 12 de Outubro.

Em 19 de Dezembro de 2007 em sessão na Câmara Municipal de Sorocaba foi aprovada por unanimidade pelo Projeto de Lei 338/2007 a cessão em comodato do imóvel a Rua Manoel Lopes, 235 na Vila Hortência de propriedade da Prefeitura de Sorocaba para instalação da sede da Casa de España de Sorocaba.

Em 2008 iniciou-se a reforma do prédio cedido e a partir de agosto de 2010 a casa já está funcionando em suas novas instalações.